terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!"



Salmos 133

1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes;
3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.


Como é bom podermos desfrutar desta passagem na prática quando realmente vivemos a comunhão com nossos irmãos! Esse Salmo quando foi escrito por Davi, o povo de Israel estava em desunião para com os outros povos. Deus jamais operou e operará em meio a um povo onde não tenha união entre eles. Como poderemos crescer se não estivermos unidos? E como poderemos dar frutos se não houver união entre o povo de Deus? A igreja é um corpo e esse corpo precisa estar em união em Cristo Jesus (1 Cor.12:27). O Rei Davi não limitou-se apenas em escrever o versículo 1, ele se preocupou em mostrar a importância disso fazendo comparações a outros elementos, tais quais eu destaco dois que me chamam a atenção como o óleo e o orvalho.

O Óleo servia para santificar e consagrar o Sacerdote (Êx 28:14). O óleo tinha esta função de santificar e consagrar e assim entendemos o que Davi quis dizer. Logo, um povo que vive unido automaticamente é um povo santificado e consagrado a Deus.
Já o Orvalho, o salmista nos leva um lugar chamado Sião. Sião é uma aglomeração de montes, e no meio destes montes o maior é o monte Hermom (onde foi construído o templo de Salomão), e o pico deste monte é tão alto que há neve em seu cume, e é dela que vem o orvalho. E orvalho é considerado benção! Pois do orvalho vem à água, que vem a vida, que vem a natureza e que é o bem mais Precioso; e se torna interessante o derreter desta neve, pois através dela começa o nascente do rio Jordão, que leva esta vida à natureza a quilômetros distante. Olha que lindo! Da mesma forma é o povo de Deus que vive unido. Deus do seu trono em cima “do monte”, derrama seu Orvalho (Benção), sobre este povo, fazendo que ele gere vida e floresça e leve esta vida florida a distância. Que maravilhoso, um povo unido é um povo abençoado pelo o Altíssimo, e é um povo que gera uma “natureza florida” em seu meio e leva isso à diante. Quão maravilhoso é um povo que vive em união! Mas de nada disso adiantaria se juntos não estivéssemos com o mesmo propósito de adorar e glorificar ao nosso Deus. Sabemos que foi maravilhoso esse encontro em que podemos nos conhecer um pouco mais, ali rimos, brincamos, comemos, nos divertimos e o mais importante de tudo, adoramos ao nosso Deus.

Que possamos não apenas estar unido pra sair e nos divertir, mas também quando chegar o momento de ganharmos outras vidas para estar ao nosso lado e juntos, mostrarmos pra eles que Deus tem muito mais a oferecer do que este mundo que “jás no maligno”. Agredeço a presença de cada um neste encontro, sem dúvida não seria o mesmo sem você. Convido a cada um a estar sempre
ORANDO E JEJUANDO pela nossa juventude. Como diz uma música do grupo Filhos dos Homens: “ Pra sempre seremos um, um só povo, de um único Deus!” Que Deus possa continuar te abençoando, rica e poderosamente! Fiquem na paz!

Alan

3 comentários:

Bruno Kleinlein disse...

Foi uma bênção!
Muito enriquecedor, abençoador e edificante!
Glória a Deus por esta juventude!
Deus nos (Eu e Clara) presenteou com estes amigos e irmãos em Cristo para juntos estarmos em comunhão!! To na espera de um próximo hein!!

Abraços e fiquem na paz!!!

Unknown disse...

Não os conhenheço ,mas faço parte desta mesma familia pela fé.
Amo voces em Cristo Jesus!!!!!!!
sueli- IEQ CHAVANTES-SP

Unknown disse...

Ola essa é a primeira vez que conheço o trabalho de vcs,ficou maravilhoso,traz edificacão e vida,
Uma familia de Cristo e em Cristo!

Otima tarde !